Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Gladiador: Edição de 3 Discos - Antevisão

Gladiador (Gladiator) - Antevisão

Dia 21 deste mês a Universal vai lançar uma nova edição de três discos de Gladiador, o vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2001.  Embora seja um dos vencedores mais contestados dos últimos anos,  eu pessoalmente acho que a vitória foi inteiramente justa, não só por Gladiador ser um filme muito bom, mas porque a concorrência nesse ano não era a mais renhida. Dos outros nomeados apenas O Tigre e o Dragão poderia ter arrecadado a estatueta dourada (e seria também um justo vencedor). Os fãs dos outros filmes (e eu sei que há muitos), que me perdoem, mas a verdade é que não gostei muito de Erin Brockovich, Traffic ou Chocolate

Mas antes de começar a receber ameças de morte dos admiradores de Traffic, é melhor passar ao que interessa. Será que esta nova edição de Gladiador é melhor que a anterior? 

Para começar, falemos do filme. Nesta edição é incluída uma nova versão da obra de Ridley Scott, com mais treze minutos de duração, prefazendo assim um total de 164 minutos. É no entanto importante dizer que, na introdução do dvd, Scott diz que a sua versão definitiva é aquela estreada nos cinemas.

As cenas que foram acrescentadas são na sua maioria as que já foram vistas nos extras do dvd anterior, na secção de cenas cortadas. Nenhuma delas é particularente relevante para melhorar o filme significativamente, mas a maioria contriubui com pequenos pormenores interessantes.

A única falha que é apontada ao primeiro dos três discos é a não inclusão da pista de som em DTS, uma opção algo estranha já que esta podia ser encontrada na edição de anterior.

 
Quanto aos extras, aqui fica a lista (de notar que os extras para esta edição são diferentes dos da versão enterior):

Disco 2:

Strength and Honour: Creating the World of Gladiator:  Um olhar em pormenor sobre a produção do filme, com entrevistas e imagens nunca vistas. Um documentário de três horas que está dividido nos seguintes capítulos:


- Tale of the Scribes: Story Development: O desenvolvimento da história do filme, mostrando o seu desenvolvimento deste o estudo da época até ao resultado final que vemos no ecrã.

-The Tools of War: Weapons: O design e construção das armas

-Attire of the Realm: Costume Design: Um olhar sobre toda a roupa desenhada para o filme, vencedora de um Óscar

-The Heat of Battle: Production Journals:

-The Glory of Rome: Visual Effects: Os efeitos especiais vencedores de um óscar vistos em detalhe

-Shadows and Dust: Resurrecting Proximo: Como a equipa de produção contornou o problema da morte do actor Oliver Reed, antes de concluidas as filmagens

-Echoes in Eternity: Release and Impact: Um olhar sobre o lançamento do filme e do impacto que teve no renascimento dos género histórico (realmente o ponto negativo desde filme).


Disco três:

- Image and Design: Storyboars, desenhos de produção, todo o trabalho de planificação que foi feito para preparar as filmagens de Gladiador

- Production Design Prmer: Arthur Max: Arthur Max fala dos desafios e responsabilidades que enfrentou na criação de um épico com este.

- Production Design Gallery: Arte conceptual, desenhos de cenários, fotos dos locais de filmagem

- Storyboard Demonstration: Sylvain Despretz: Sylvain Despretz discute a importância dos storyboards e demonstra a sua arte desenhando um storyboard ao vivo.


Storyboard Gallery: Uma com vários storyboards

- Storyboard-to-Film Comparisons: Comparações multi-ângulo entre os storyboads e o resultado final, das principais cenas de acção do filme. Com comentários áudio opcionais.

- Ridleygrams: Os storyboars feitos por Ridley Scott

- Costume Design Gallery: As ilustrações que deram origem aos fatos para o filme

- Galerias de Fotos:

- Uma colecção de imagens raras e sequências abandonadas

- Rhino Fight: Uma das cenas abandonadas envolvia um rinoceronte, aqui estão storyboads, testes de efeitos especiais


- Choose Your Weapon: Uma cena cortada nunca antes vista

VFX Explorations: Germania and Rome O Mundo de Gladiador criado pelos efeitos especiais

Trailers e anúncios de tv


O primeiro disco tem ainda um comentário áudio de Ridley Scott e o filme pode ser visto juntamente com informação textual.

A edição especial de dois discos já era bastante boa, mas esta deverá realmente ser considerada a versão definitiva. Talvez a nova versão do filme não seja, por si só, o suficiente para levar as pessoas a comprar o filme novamente, mas a excelente colecção de extras, poderá levar muita gente a pensar duas vezes. Para quem não tem nenhuma das duas versões, nem há que pensar duas vezes, esta é sem dúvida um dos melhores dvd à venda no mercado.  

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D