Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Críticas: Antes do Anoitecer (Before Sunset)

dvd-beforesunset.jpg

Antes do Anoitecer (Before Sunset) - 2004

Realizador: Richard Linklater

Actores: Ethan Hawke, Julie Delpie.

Especificações:

Vídeo: Widescreen 2:10:1 anamórfico

Áudio: Dolby Digital 5.1 em Inglês, Francês e Espanhol

Duração: 80 min

Legendas: Português, Espanhol, Francês, Árabe, Inglês para deficientes auditivos, outras

O Filme:

Há 10 anos atrás o realizador e argumentista Richard Linklater e os actors Ethan Hawke e Julie Delpie juntaram-se para criar Antes do Amanhecer. Neste filme as personagens conhecem-se num comboio e juntos e vivem uma experiência que marcará profundamente as suas vidas. Ambos têm de partir, pelo que acabam por se separar, mas não sem antes prometerem um ao outro encontrarem-se em Viena daí a seis meses.

Antes do Anoitecer mostra-nos o reencontro destas duas personagens, não seis meses, mas nove anos depois. Tanto Jesse como Celine estão mais maduros, mais vividos, o que se reflete mas conversas que têm neste seu segundo encontro, menos idealistas e entusiastas, mais sentidas e verdadeiras. O que sentem um pelo outro, no entanto mantém-se como se um dia não tivesse passado desde aquele encontro no comboio.

O argumento deste filme, da autoria de Linklater, Delpie e Hawke, é uma verdadeira obra prima. Que mais se pode dizer de um filme que não faz mais que acompanhar duas pessoas à conversa e que nos mantém interessados do primeiro ao último minuto? E mais que isso, que nos faz guardar estas duas pessoas na memória muito depois dos créditos finais terem rolado.

Este argumento (nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado*) é também um excelente exemplo para as pessoas que dizem que em Portugal não se faz bom cinema porque não há dinheiro. Será que este filme, rodado em apenas 15 dias e que praticamente se limita a filmar duas pessoas que conversam, terá tido um orçamento assim tão elevado? 

--Spoilers-- Quem não viu o filme talvez não queira ler este parágrafo:

Quando o filme estreou ouvi e li algumas críticas de pessoas que não ficaram satisfeitas com o final, por ser "muito ambíguo". Para mim, essas pessoas, deixaram com certeza escapar uma das melhores cenas do filme: logo no início,  Jesse está numa livraria de Paris a promover o seu livro, baseado na sua história com Celine. Um dos jornalistas a cobrir o evento pergunta-lhe porque deixou o final tão vago e se não pode explicar como acaba a história. Jesse argumenta que responder a essa pergunta retiraria completamente a magia ao final que escreveu, que o ideal é cada pessoa imaginar o seu próprio desfecho, que uma pessoa optimista imaginaria que ambos ficavam juntos, uma mais cínica certamente acharia que eles nunca mais se veriam... É exactamente assim que acaba o filme, ou seja, de uma forma absolutamente mágica e perfeita. 

Classificação do Filme:

 4,5.jpg

Valor de Revisionamento :

 4.jpg


Os Extras:

Infelizmente esta edição apenas trás um curto making of, com a duração de nove minutos. Nada que deva impedir alguém de comprar este dvd, a qualidade do filme compensa largamente esta lacuna (mas se depois não gostarem não me pessam para vos reembolsar).

Classificação dos Extras:

 1,5.jpg

*Segundo os regulamentos da Academia o argumento de uma sequela é considerado adaptado.