Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Críticas: O Gigante de Ferro

iron giant.JPG

O Gigante de Ferro (The Iron Giant) - 1999

Realizador: Brad Bird

Actores: Jennifer Aniston, Vin Diesel

Especificações:

Vídeo: Widescreen 2:35:1 anamórfico

Áudio: Dolby Digital 5.1 em Inglês, Português, Espanhol e Hebraico

Duração: 83 min

Legendas: Inglês, Português, Espanhol e Hebraico

Sinopse:

Um robot gigante caiu à Terra vindo do espaço mais profundo e fez amizade com um miúdo de 11 anos chamado Hogarth Hughes. Agora que o jovem Hogarth finalmente tem um grande amigo, ganhou um problema ainda maior: como manter em segredo um gigante de mais de 15 metros de altura? O problema torna-se especialmente complicado quando um paranóico agente do governo chega à cidade à procura do invasor extraterrestre e todas as forças militares dos Estados Unidos são mobilizadas com um único objectivo: destruir o gigante. O resultado é uma incrível aventura como nunca antes vista: parte metal, parte magia e toda ela sobre o verdadeiro significado da amizade!

gf1.JPG

O Filme:

O Gigante de Ferro, quando estreou em 1999, passou despercebido nas salas de cinema, muito por culpa da Warner Brothers que praticamente abandonou o filme à sua sorte, devido a uma promoção muito deficiente. É uma pena que tal tenha acontecido já que o filme podia ter-se tornado um clássico em vez de "apenas" um filme de culto.

Pode-se dizer que o filme fala sobre a importância da amizade,  a importância do meio em que nos encontramos para definir aquilo em que nos tornamos. Pode-se dizer que a moral do filme é que o bem pode, e deve sempre, sobrepor-se ao mal. Tudo isto pode ser dito, mas não passa de uma classificação superficial e redutora daquele que é um dos filmes mais belos e poéticos que já vi.

O Gigante de Ferro marcou ainda a estreia  de Brad Bird na realização de um filme para cinema. Foi o lançar de uma carreira que promete grandes sucessos, depois deste filme Bird escreveu e realizou um dos grandes sucessos do ano que passou, Incredibles - Os Super Heróis (que será lançado no mercado já no próximo dia 24).

Com uma história apaixonante, com semelhanças a E.T - O Extra Terrestre, este filme consegue ser uma mistura incrivelmente eficaz de comédia, acção e ficção científica. A animação merece também um grande destaque, não só pelas belas cores do desenho mas pelo cuidado que os animadores tiveram na atenção ao detalhe. Basta ver a expressividade que conseguiram dar ao gigante práticamente apenas dos olhos e da linguagem corporal. Um filme a ver.

gf2.JPG

Classificação do Filme:

 4,5.jpg

Valor de Revisionamento :

 5.jpg

Os Extras:

Esta edição especial é bastante completa. O documentário áudio, da responsabilidade dos principais nomes por detrás deste filme é interessante, para quem gosta deste tipo de extras.

Existem depois vários documentários sobre a produção do filme. Estes nem sempre entram em grandes pormenores, principalmente por se encontrarem divididos em pequenos segmentos, muitos com apenas 2, 3 minutos.

As cenas cortadas são, ao contrário do que acontece na maioria dos casos, muito interessantes. Segundo Brad Bird diz no comentário de apoio, algumas das cenas adicionais só não foram incluídas no filme devido a problemas de tempo e dinheiro. Há duas cenas em particular que mereciam ter entrado no filme (são aliás duas das cenas preferidas de Bird), quando as virem vão saber quais.

gf3.JPG

Lista de Extras:

- Comentário áudio

- 8 Cenas Cortadas

- Behind the Armour: Mini-documentários

- Bird e o consultor criativo Teddy Newton analisam as sequências "Annie encontra Kent" e "Baixa-te e esconde-te"

- Galeria de imagens do filme

- Conteúdos DVD-ROM

- Trailers de Cinema

Classificação do Filme:

 4.jpg