Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Os dvds mais vendidos nos EUA

</a>

Num ano em que muito se falou do decréscimo de espectadores nas salas de cinema, sabe-se também que é no mercado de dvd que as produtores vão buscar uma parte significativa das receitas dos seus filmes.


Há vários factores que estão a levar a que muita gente deixem de ir aos cinemas, um deles é sem dúvida o facto de poderem ver um filme no conforto das suas casas. Pessoalmente não concordo com esta preferência, nada substitui a experiência de ver um filme no grande ecrã.


De qualquer modo os filmes que mais facturam no cinema acabam geralmente por ter o mesmo desempenho em dvd, como se pode ver pela lista dos filmes mais vendidos em 2005 nos Estados Unidos:


1. Incredibles - Os Super Heróis - 17,38 milhões de cópias vendidas
2. Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith - 10,36 milhões de cópias
3. Madagáscar - 10 milhões de cópias vendidas
4. Shark Tale - 10 milhões de cópias vendidas
5. Polar Express - 8,13 milhões de cópias vendidas
6. Uns Sogros do Pior - 7,21 milhões de cópias vendidas
7. O Tesouro - 7,2 milhões de cópias vendidas
8. Cinderella - 6,56 milhões de cópias vendidas
9. Ray - 6,53 milhões de cópias vendidas
10. Batman - O Início - 6,15 milhões de cópias vendidas


De realçar o excelente resultado do último capítulo da saga de George Lucas que tendo sido lançado em Novembro ainda atingiu o segundo lugar (o Incredibles chegou às lojas em Março).


Curioso também termos quatro filmes animados nas primeiras cinco posições. Pode-se deduzir daqui que os grandes consumidores de dvds, pelo menos nos Estados Unidos são as crianças. Felizmente não foram só filmes de animação por computador a ter lugar neste top, Cinderella, um dos clássicos da Disney, conseguiu reservar um lugar para a animação tradicional.


A maior supresa da lista será Ray, que deixou para trás os seus dois principais rivais na luta para o Óscar de Melhor Filme, Million Dollar Baby e O Aviador, que tinha, inclusivamente feito mais dinheiro nas bilheteiras .