Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

O Melhor do Ano

Como eu já contei num artigo mais antigo, antes de criar o DVD fundei um blog sobre cinema no Blogspot. A coisa não correu muito bem e acabei por desistir. Mais tarde decidi voltar, mas como já nessa altura existiam tantos blogs de cinema, achei melhor ser um pouco diferente e criar este espaço, que tanto quanto sei era e é único a dedicar-se exclusivamente aos dvd's.

Entretanto o ano passado criei o Cinema, um blog dedicado ao cinema em geral. Na altura tomei essa decisão porque acontece-me muitas vezes ver um trailer gosto e sobre o qual quero falar, uma notícia que gostava de partilhar, ou um filme que acho tão bom (ou tão mau) que tenho logo a necessidade de falar sobre ele. No entanto, e apesar da paixão que tenho pelo cinema, não é muito fácil arranjar tempo para dois blogs, pelo que desisti da ideia e continuei apenas com este.

Isto tudo para dizer que embora este blog não seja o local mais óbvio para publicar uma lista do que de melhor se fez este ano em cinema, não consigo resistir. Adoro fazer estas coisas...

Melhor Montagem:

guerra dos mundos.JPG

1. A Guerra dos Mundos
2. O Aviador
3. Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos
4. Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith (John Wiliams)
5. Elizabethtown

As montagens de A Guerra dos Mundos e O Aviador são de uma perfeição técnica impressionante, no entanto acabei por escolher como melhor o trabalho de Michael Kahn por duas razões. A primeira é o suspense avassalador que A Guerra dos Mundos mantém durante a totalidade da sua primeira hora, a segunda é que o trabalho de Thelma Shoonmaker em O Aviador perde um pouco pela perda de ritmo a meio do filme, que chega mesmo por alguns minutos a ser algo maçador.

Destaque ainda para a montagem do último capítulo da saga Star Wars, onde o destaque vai para a minha cena preferidadeste ano em cinema, a execução da Ordem 66, uma cena fabulosa.

Melhor Fotografia:

segrdo dos punhais.JPG

1. O Segredo dos Punhais Voadores
2. Um Longo Domingo de Noivado
3. O Aviador
4. King Kong
5. A Guerra dos Mundos

A fotografia de O Segredo dos Punhais Voadors é de uma beleza arrebatadora, é impossível ficar indiferente a um trabalho tão perfeito. O mesmo pode ser dito para Um Longo Domingo de Noivado, se bem que sem atingir exactamente o mesmo grau de perfeição.

O Aviador talvez até merecesse ficar no segundo lugar, mas foi uma escolha complicada. A maneira como o estilo da fotografia vai mudando conforme as décadas vão passando é genial.

Melhor Banda Sonora:

john williams.JPG

1. Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith (John Wiliams)
2. As Crónicas de Narnia (Harry Gregson-Williams)
3. Reino dos Céus (Harry Gregson-Williams)
4. O Aviador (Howard Shore)
5. King Kong (James Newton Howard)

John Williams é sem dúvida um dos melhores compositores da história do cinema, ninguém tem tantos Óscares como ele e é muito provável que este ano aumente ainda mais a distância para os seus perseguidores. Temas como Battle of Heroes e Anakin's Betrayal são incrívelmente emocionais e contribuem muito para fazer de Star Wars A Vingança dos Sith o grande sucesso que foi.

Mas a grande surpresa do ano foi Harry Gregson-Williams, que compôs duas bandas sonoras magníficas, difícil mesmo foi escolher qual delas a melhor.

Só hoje é que consegui ver o Corpse Bride e devo dizer que a banda sonora de Danny Elfman é sem dúvida uma das melhores de 2005 e tenho muita pena de não a incluír nesta lista, a verdade é que gosto tanto de qualquer uma das que já tinha escolhido que não consegui tirar uma...


Melhor Filme Animado:

corpse bride.JPG

1. Corpse Bride
2. Wallace and Gromit: A Maldição do Coelhomem
3. Robots

Corpse Bride é uma obra prima, Wallace and Gromit não chegando ao mesmo patamar é também um excelente filme. Robots está aqui mais para encher... Não é um mau filme, pelo contrário, mas não passa de um entretenimento agradável. De qualquer maneira sempre é melhor que o fraquinho Madagáscar. Não vi o Chicken Little.

Melhor Actriz Secundária:

kate.JPG

1. Cate Blanchett (O Aviador)
2. Virginia Madsen (Sideways)
3. Laura Linney (Relatório Kinsey)
4. Natalie Portman (Closer)
5. Sophie Okonedo (Hotel Rwanda)

Mais uma actuação de grande classe de Cate Blanchett, que nunca falha, seja qual for o papel. Curiosamente (ou não) nesta categoria escolhi exactamente as mesmas actrizes que foram nomeadas para a última edição dos Óscares.


Melhor Actor Secundário:

ian mcdiarmid.JPG

1. Ian McDiarmid (Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith)
2. Morgan Freeman (Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos)
3. Paul Giamatti (Cinderella Man)
4. Thomas Haden Church (Sideways)
5. Clive Owen (Closer)

Talvez este seja o primeiro lugar mais inesperado desta lista, Ian McDiarmid é fabuloso do princípio ao fim neste filme. A subtileza com que este seduz Anakin para o lado negro e a grande cena em que este lhe conta uma velha lenda Sith (na foto) e depois a malícia e determinação da sua representação quando o imperador é finalmente revelado falam por si.


Melhor Actriz Principal:

hilary.JPG

1. Hilary Swank (Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos)
2. Naomi Watts (King Kong)
3. Joan Allen (O Lado Bom da Fúria)
4. Paz Vega (Espanglês)
5. Aundrey Tautou (Um Longo Domingo de Noivado)

Nesta categoria, tal como na próxima não há grandes surpresas. Hilary Sawnk mereceu os prémios que ganhou, já que o seu trabalho em Million Dollar Baby é tocante e muito inspirado.

Naomi Watts é fabulosa em King Kong, como é em tudo o que entra, mas desta vez tem a dificuldade acrescida de estar a contracenar com um homem num fato verde e a verdade é que não se nota. Se a sua relação com King Kong não fosse credível todo o filme desabaria, mas assim ganha uma dimensão humana que só uma grande actriz conseguiria trazer ao papel.


Melhor Actor Principal:

ray.JPG

1. Jamie Foxx (Ray)
2. Paul Giamatti (Sideways)
3. Don Cheadle (Hotel Rwanda)
4. Leonardo DiCaprio (O Aviador)
5. Johnny Depp (Charlie e a Fábrica de Chocolate)

Uma categoria muito renhida, exceptuando o primeiro lugar, sobre o qual não tive grandes dúdivas.

Não foi nomeado mas não posso deixar de referir uma mensão honrosa para o trabalho de Andy Serkis e os animadores da Wetta para comporem a fantástica personagem que é King Kong. 


Melhor Argumento:

elizabethtown.JPG

1. Elizabethtown
2. Sideways
3. Million Dollar Baby
4. Colisão
5. Hotel Rwanda

Cameron Crowe parece que faz filmes a pensar em mim, é tão simples como isso. As suas histórias são belas, as suas personagens são tão genuínas que não poderia deixar de escolher para melhor argumento o seu trabalho em Elizabethtown. Um filme fabuloso.


Melhor Realizador:

spielberg.JPG

1. Steven Spielberg (A Guerra dos Mundos)
2. Martin Scorsese (O Aviador)
3. Tim Burton (Corpse Bride)
4. Peter Jackson (King Kong)
5. Cameron Crowe (Elizabethtown)

Steven Spielberg é seguramente o realizador mais popular da actualidade, e embora muitas vezes popularidade não seja sinónimo de talento é-o neste caso. Muito poucos realizadores conseguem transmitir emoções como ele. Independentemente das falhas que o argumento de A Guerra dos Mundos apresenta, é notável a maneira como o realizador mantém um intenso suspense durante quase todo o filme. Vejam as cenas em que os tripods aparecem pela primeira vez, ou a fabulosa cena do carro em fuga na autostrada, em que a camara viaja à volta do carro, dentro e fora, num único take, sem cortes. Fabuloso.

Também genial é a direcção de Martin Scorsese em O Aviador. Million Dollar Baby mereceu inteiramente ter ganho o Óscar de Melhor Filme o ano passado, mas o de Melhor Realizador devia ter ido para Scorsese.

Tim Burton esteve este ano ao seu melhor nível, mais dois excelentes filmes (principalmente Copse Bride) para ver e rever vezes sem conta, tal como Eduardo Mão de Tesoura e Big Fish.

Os Filmes:

star wars.JPG

Decidi apresentar aqui, em vez de um top 5 ou top 10, todos os filmes que vi deste ano de 2005, o que torna até mais fácil saber em condições fiz as escolhas para as restantes categorias. Os 50 filmes estão ordenados do que gostei mais para o que gostei menos.

Gostar de um filme não é só apreciar os movimentos da câmara ou ouvir bons diálogos, são também os conhecimentos, as emoções,  toda a bagagem emocional que levamos para a sala de cinema que nos podem fazer apaixonar por um filme. Todos passamos por experiências e situações únicas na vida e isso reflete-se na maneira como vemos o mundo à nossa volta. Como tal, e como já disse outras vezes, é por isso estas listas são subjectivas e é esta diferença de opiniões que torna tão interessante discutir cinema.

1. Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith  2,5.jpg
2. Elizabethtown  2,5.jpg
3. Corpse Bride  2,5.jpg
4. Sideways  2,5.jpg
5. King Kong  2,5.jpg

6. Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos  2,5.jpg
7. Batman - O Início  2,5.jpg
8. Um Longo Domingo de Noivado  2,5.jpg
9. Charlie e a Fábrica de Chocolate  2,5.jpg
10. Colisão  2,5.jpg

11. O Aviador  2,5.jpg
12. Guerra dos Mundos  2,5.jpg
13. Perto Demais  2,5.jpg
14. Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem  2,5.jpg
15. Harry Potter e o Cálice de Fogo  2,5.jpg

16. Hotel Ruanda  2,5.jpg
17. Garden State  2,5.jpg
18. Relatório Kinsey  2,5.jpg
19. Saraband  2,5.jpg
20. O Segredo dos Punhais Voadores  2,5.jpg

21. Mr. e Mrs Smith  2,5.jpg
22. O Lado Bom da Fúria  2,5.jpg
23. Oldboy - Velho Amigo  2,5.jpg
24. A Intérprete  2,5.jpg
25. Cinderella Man  2,5.jpg

26. Espanglês  2,5.jpg
27. Um Peixe Fora de Água  2,5.jpg
28. Os Fura Casamentos  2,5.jpg
29. Saw - Enigma Mortal  2,5.jpg
30. Hitch - A Cura Para o Homem Comum  Constantine  2,5.jpg

31. Assalto à 13ª Esquadra  2,5.jpg
32. Team América - Polícia Mundial  2,5.jpg
33. Robôs  2,5.jpg
34. Ocean's Twelve  2,5.jpg
35. Reino dos Céus  2,5.jpg

36. Sin City - A Cidade do Pecado  2,5.jpg
37. A Ilha  2,5.jpg
38. À Boleia pela Galáxia  2,5.jpg
39. Constantine  2,5.jpg
40. Madagáscar  2,5.jpg

41. Melinda e Melinda  2,5.jpg
42. O Maquinista  2,5.jpg
43. Ray  2,5.jpg
44. Uns Compadres do Pior  2,5.jpg
45. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia  2,5.jpg

46. Casei com uma Feiticeira  2,5.jpg
47. Birth - O Mistério  2,5.jpg
48. Darkness - As Trevas  2,5.jpg
49. Águas Passadas  2,5.jpg
50. Hide and Seek  2,5.jpg

No conjunto foi um excelente ano de cinema, só tenho de pena de não ter visto alguns filmes que estão apontados noutras listas, para poder fazer uma análise mais completa. Filmes como Mar Adentro, O Fiel Jardineiro, A Queda - Hitler e o Fim do Terceiro Reich ou O Senhor da Guerra, que resta esperar que sejam lançados em dvd.