Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Os Trinta Melhores Filmes Lançados em DVD em 2004: #17 - Fahrenheit 9/11

fahrenheit911r1artworkpic1.jpg

Sinopse:

No mais controverso e provocador filme do ano, o vencedor do Óscar® Michael Moore (2002, Melhor Documentário, Bowling for Columbine) apresenta-nos um sério exame sobre o papel que desempenharam o dinheiro e o petróleo na origem dos trágicos acontecimentos do 11 de Setembro. Com a seu caracterísico humor e forte motivação em revelar todos os factos, Moore analisa a presidência de George W. Bush e até onde esta nos levou, nomeadamente o como - e o porquê - da intenção de Bush e dos círculos mais próximos em evitar estabelecer uma ligação Saudita com o 11 de Setembro, apesar de 15 dos 19 piratas do ar serem Sauditas e de ter sido esse dinheiro que apoiou a Al Qaeda.
Um documentário obrigatório de ser visto e que é um marco na história do cinema político americano.

O Filme:

Fahrenheit 9/11 surpreendeu a comunidade cinéfila ao ganhar este ano a Palma de Ouro em Cannes.
Muitos logo se insurgiram, mais ainda acusaram o filme de não ter qualquer valor artístico e de ser mera propaganda.

Quanto à vitória em Cannes é difícil dar uma opinião, uma vez que, há excepção de Shrek 2, não vi nenhum dos outros filmes que estiveram em competição.
Posso no entanto dizer que acho Fahrenheit uma obra no mínimo brilhante. Apesar de o filme ser mais um veículo de propaganda que um documentário.
Que Moore não simpatiza muito com George Bush, já todos sabem, e por isso não é muito parcial, e faz alguns juizos algo duvidosos. No entanto levanta questões bastantes pertinentes, e muitas das vezes não há como negar as suas críticas, as imagens que passam no ecrã falam por si.
É inegavél a falta de reacção de Bush ao saber que as torres gémeas foram atacadas, enquanto lê um livro numa escola primária, só para citar um de numerosos exemplos, e muitas das fontes de entrevistas e estatísticas que são mostradas são de importantes jornais e televisões americanas, são factos que não podem ser negados.

É também inegável o mérito artístico do filme. É impossível uma pessoa deixar de se envolver com o filme. A primeira metade é entretenimento de primeira classe, quase uma comédia. O que dizer quando um senador diz qualquer coisa como "Mas você acha mesmo que nós lemos as leis antes de as aprovarmos?".

Mas de repente o filme torna-se mais negro. Na cena que fala do ataque às torres gémeas, estas não são mostradas. De repente o ecrã fica preto, ouve-se o primeiro avião a embater. Ouvem-se as pessoas a gritas, pessoas a chorar. Ouve-se o segundo avião. Depois passa para imagens de pessoas que olham aterrorizadas para o que está a acontecer. Muito bem feito. Arrepiente no mínimo, dúvido muito que alguém fique indiferente a esta cena. Aliás na sala de cinema, nesse espaço de tempo o silêncio foi completo.
Algumas cenas da gerra do Iraque são também algo perturbantes. Mas nada que chegue ao choque que é sabermos que um homem como Bush continua a mandar no mundo...

Este é um filme que não posso recomendar a toda a gente, basta ver como dividiu enormemente as opiniões. A única coisa que posso dizer é que, da minha parte, foi umas das mais interessantes experiências que tive no cinema nos últimos anos. Quando o virem em casa sugiro que seja com os amigos. Penso que este filme ganha em ser visto com várias pessoas.

Classificação do Filme:

4,5.jpg 

Os Extras:

A edição que eu tenho é a que saiu com o jornal Expresso, que apenas tem um trailer. Sei que existe uma edição de dois discos do filme, em região 1, pelo menos. Não sei qual das duas versões será lançada no mercado dia 24 deste mês. Mais informações quando souber mais qualquer coisa.

Amanhã há mais...

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D