Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DVD

DVD

Os Trinta Melhores Filmes Lançados em DVD em 2004: #25 - Inocente ou Culpado?

gale.jpg


Sinopse:


Dr. David Gale (Kevin Spacey) - Universidade de Texas, pertence a um grupo de activistas contra a Pena de Morte.
Condenado injustamente por violação e homícidio da sua colega Constance (Laura Linney), Gale está a poucos dias da sua execução. Numa última tentativa de salvar a sua vida, Gale contacta Betsy Bloom (Kate Winslet), uma famosa jormalista conhecida por não revelar as suas fontes informativas, alegando o sigilo jornalístico, mesmo que isso implique a sua prisão.
Betsy aceita o desafio que lhe é proposto: contar a história de Gale e publicá-la após a sua morte. Mas, o que seria um mero relato de acontecimentos, revela-se uma corrida contra o tempo para encontrar as provas de inocência de Gale.
O que Betsy descobre, desafia a sua convicção inicial e, ao mesmo tempo, o funcionamento do Sistema Judicial.



O Filme:


"Inocente ou Culpado" titulo que foi dado em Portugal a "The Life of David Gale" (mais uma tradução livre) é um filme de heróis, não aqueles heróis que tantas adaptações merecem agora da parte da industria cinematográfica, mas, sim heróis de verdade, daqueles que se sacrificam por uma causa. David Gale (Kevin Spacey) é professor numa Univ. do Texas e membro activista contra a pena de morte. Pelo menos assim é até ser acusado da violação e homicidio da sua colega Constance (Laura Linney). No corredor da morte, a poucos dias de ser executado contacta a jornalista Betsy Bloom (Kate Winslet) para escrever um artigo contando a "sua verdade" sobre os factos que o condenaram á morte! E aqui está o ponto de partida para o que se vai ser transformar numa corrida contra o tempo para provar a inocência de Gale. O filme é contado através de "flashbacks", resultantes da  entrevista concedida por Gale onde ele vai contando toda a história....ou melhor a sua história!! Esperam-nos algumas surpresas, reviravoltas e sustos e no final deste thriller vão perceber porque considero ser este um filme de heróis!! O filme critica abertamente, embora sem se centrar nesse aspecto, a pena de morte! No entanto não nos dá uma visão redentora, nem nos "obriga" a estar de acordo com as personagens principais do filme activistas abolicionistas!! Um thriller competente que nos agarra até ao fim. Alan Parker recebeu este argumento de Nicolas Cage e dirige o filme com a segurança dos veteranos, embora sem o "golpe de asa" que se impunha para este filme ser mais que um bom thriller. Kevin Spacey sempre bem, embora longe do brilhantismo atingido em Seven, Os Suspeitos do Costume ou Beleza Americana, Laura Linney e Kate Winslet secundam-no bem nos momentos emocionantes que vos aguardam ao ver este bom filme!


Crítica enviada pelo leitor: Nuno Miguel Santos Aleixo


Classificação do filme:


4.jpg

Quanto aos extras o dvd trás um comentário do realizador, cenas cortadas e documentários.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.