Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DVD

DVD

Os Trinta Melhores Filmes Lançados em DVD em 2004: #26 - O Último Samurai

last samurai2.jpg


Conta a história de um militar norte-americano envolvido na guerra com os ìndios no séc. XVIII que é convidado pelo governo japonês para ir treinar o seu exército, contra um grupo de rebeldes samurais liderados pelo mestre Katsumoto. A personagem principal acaba por ser capturada pelos samurais durante uma batalha e vai viver durante vários meses na sua aldeia, acabando por alterar os seus ideais e converter-se áquela filosofia de vida. Um pormenor muito interessante: durante grande parte do filme fala-se japonês. Ao contrário da maioria dos filmes americanos em que toda a gente fala inglês (até os extraterrestes!), neste caso é Tom Cruise que aprende a falar a língua local e não o contrário. Apenas um dos samurais fala inglês e nesse caso é perfeitamente justificável. A realização é certinha e cuidada, mas sem grandes ousadias e a fotografia merece um destaque. É um filme apaixonante e até comovente em certos pontos, qua faz repensar o nosso estilo de vida ocidental. Um elogio final: fiquei com imensa vontade de conhecer o Japão...


Carla L. Santos


Classificação do filme:


4.jpg

 


Quanto aos extras são numerosos, embora algo superficiais, há contudo muita coisa interessante para ver neste dvd, não só sobre a rodagem do filme, mas também sobre a história da época em que este se baseia. A lista diz tudo:


Disco 1: Comentário Áudio do realizador Edward Zwick


Disco 2: Documentário do canal história a história vs. Hollywood: O Último Samurai; Tom Cruise: A Viagem de um Guerreiro; Edward Zwick: Vídeo-diário do realizador; Um Mundo de Detalhes: A direcção artística de Lilly Kilvert; Seda e Armas: O Guarda-Roupa de Ngila Dickson; Treino Básico do Exército Imperial; De Soldado a Samurai: As Armas; e ainda três Cenas Cortadas (uma delas escondida).


Classificação dos extras:


4.jpg

1 comentário

Comentar post