Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DVD

DVD

Os melhores filmes lançados em dvd em 2005: Parte II

Peço imensa desculpa pelo atraso na publicação desta segunda perte do artigo. Estive cheio de trabalho na faculdade e todo o tempo que tinha livre foi obviamente ocupado com outras coisas mais prioritárias. Mas agora estou de volta e espero continuar a escrever com alguma regularidade.

O Lado Bom da Fúria

Realizador: Mike Binder
Actores: Joan Allen, Kevin Costner, Evan Russel Wood
Género: Drama/Comédia

Um pai de família desaparece de casa e Terry Wolfmeyer, personagem brilhantemente interpretada por Joan Allen, tem de tomar conta da casa e das suas três filhas, cada uma com os seus problemas.

O argumento deste filme foi pensado propositadamente para Allen e ela não desperdiçou a oportunidade, é sem dúvida a alma do filme. Mas a actriz está muito bem acompanhada por três jovens actrizes e pelo experiente Kevin Costner.

Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Million Dollar Baby

Realizador: Clint Eastwood
Actores: Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman
Género: Drama

Os votantes para os Óscares decidiram premiar Million Dollar Baby como filme do ano e Clint Eastwood como melhor realizador. Quanto à primeira vitória não tenho nada a apontar, é inteiramente justa. No que à realização diz respeito preferia a direcção cheia de classe de Martin Scorsese, mas também não choca que o prémio tenha ido para o veterano autor, já que o seu trabalho neste filme tem tanto de discreto como de eficaz.

Mas a grande qualidade deste filme deve-se também ao excelente argumento de Paul Haggis e às interpretações fabulosas dos actores principais, Hilary Swank, Morgan Freeman e Clint Eastwood (os dois primeiros venceram mesmo o Óscar). 

Um drama poderoso de Clint Eastwood que acaba por não ser bem o que à primeira vista aparenta e não deve ficar sem ser visto.

Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Mr. & Mrs. Smith

Realizador: Doug Liman
Actores: Brad Pitt, Angelina Jolie, Vince Caughn
Género: Acção/Comédia

Este é para mim o filme mais divertido do ano, uma mistura perfeita entre acção em comédia. Até podia armar-me em intelectual, tentar explicar como isto pode ser visto como uma metáfora para os problemas matrimoniais, mas a verdade é que isso não interessa para nada. Este é um filme com muitas explosões, muitas cenas de tiroteios impossíveis, em que os bons acertam sempre e os maus são péssimos atiradores, um humor inteligente que provoca muitas gargalhadas, e sobretudo uma grande química entre dois actores se estão a divertir e muito (toda a gente sabe no que deu...).

Os extras não são muitos mas temos três comentários áudio, cenas cortadas e um pequeno documentário sobre uma das cenas. Alguém pressente uma edição especial?

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Oldboy

Realizador: Chan-wook Park
Género: Acção/Thriller

Não costumo ser um grande fã dos filme orientais, não que não sejam bons, simplesmente têm um estilo e uma bordagem que por alguma razão não me cativam especialmente. Este não é exepção, há ali qualquer coisa, não sei se no ritmo, se no argumento em si que me impede de o achar a obra prima que muito gente proclama. De qualquer modo é uma excelente história de vingança, com um final inesperado, sem dúvida.

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

À Procura da Terra do Nunca

Realizador: Marc Forster
Actores: Johnny Depp, Kate Winslett, Freddy Highmore
Género: Drama

Contando com uma história tão inspirada como inspiradora e com interpretações de grande nível de Johnny Depp e do jovem Freddy Highmore, que com apenas 12 anos mostra uma maturidade notável para a sua idade, este filme ficará com certeza na mente dos que o viram como um dos mais belos filmes dos últimos anos.
À Procura da Terra do Nunca pelas temáticas que aborda e emoções que transmite, é um filme intemporal. Daqueles filmes cujas memórias ficam connosco muito depois de sairmos da sala de cinema, aqueles filmes que queremos que todos os nossos amigos vejam, porque nos marcou e esperamos que os inspire da mesma maneira.  Este é um desses filmes, não me lembro de nenhum elogio melhor para lhe fazer.

Os extras não são muito importantes, essencialmente material promocional.

 Filme: 2,5.jpg Extras: 2,5.jpg 

O Segredo dos Punhais Voadores

Realizador: Yimou Zhang
Actores: Takeshi Kaneshiro, Andy Lau, Ziyi Zhang
Género: Acção/Comédia

Não interessa que este filme tenha boas interpretações, nem que a história seja interessante, porque mesmo quem não encontre estas qualidades no filme não pode negar que este é o filme mais belo visualmente alguma vez filmado. A fotografia é brilhante, os enquadramentos fabulosos. Uma obra prima visual incortornável.

Filme:  2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Sideways

Realizador: Alexander Payne
Actores: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Vurginia Madsen
Género: Comédia/Drama

Sempre fui um grande fã do trabalho de Alexander Payne, quer como realizador, quer como argumentista e nunca ouve nada em que ele tocasse que eu não tivesse gostado (sim, eu sei que ele escreveu o argumento do Jurassic Park III, mas acontece que eu gosto desse filme). Ainda por cima este é um dos seus melhores filmes, se não mesmo o melhor.

Payne criou em Sideways aquele tipo de personagens que ficam connosco muito depois de sairmos da sala de cinema. Não por serem pessoas perfeitas, muito pelo contrário, mas porque conquistam a nossa simpatia logo nos primeiros minutos de filmes. Claro que ajuda que Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Vurginia Madsen sejam três excelentes actores e dêm tanta alma aos seus papéis.

Os extras sãso algo pobres, mas algumas das cenas cortadas merecem ser vistas. Atenção que a caixa diz que existe um comentário do realizador, quando é mentira (a não ser que esteja tão escondido que não o encontrei).

 Filme: 2,5.jpg  Extras:  2,5.jpg    Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith

Realizador: George Lucas
Actores: Hayden Christensen, Ewan McGragor, Natalie Portman, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson
Género: Ficção Científica/Acção/Drama

Este é um filme que não precisa de apresentações. A saga de George Lucas chegou ao fim e pode-se dizer que acabou em grande. Eu sou um bocado suspeito, já que estes são os meus filmes preferidos, mas A Vingança dos Sith não só é um dos melhores filmes do ano como é merecedor de estar lado a lado com a obra prima que é O Império Contra-Ataca, que é para mim o melhor filme de sempre.

George Lucas nem sempre tomou as opções certas com esta segunta trilogia, principalmente quando decidiu que A Ameça Fantasma seria um filme infantil, mas redimiu-se completamente neste terceiro filme. Mesmo em relação a O Ataque dos Clones (de que eu também gosto muito) são visíveis as melhorias.

A batalha inícial, passada por cima do planeta Coruscant, é fabulosa, os combates de sabre de luz não são apenas fantásticos visualmente mas também emocionalmente e a cena em que é executada a ordem 66 é para mim a mais poderosa cena que vi em filme estreados este ano. Não posso deixar de mencionar ainda a grande interpretação de Ian McDiarmid.

Lançado numa edição especial de dois discos há extras para todos os gostos. A cena cortada em que Yoda chega a Dagobah é magnífica, o documentário Within a Minute é imperdível.

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Supremacia

Realizador: Paul Greengrass
Actores: Matt Damon, Franka Potente, Brian Cox, Julia Stiles, Karl Urban, Joan Allen
Género: Acção/Thriller

Supremacia é, em muitos aspectos, superior ao seu antecessor. A história é mais interessante e sobretudo mais cativante que a de Identidade Desconhecida, a realização, a que Greengrass quis dar um estilo de documentário é mais eficiente e a acção é talvez melhor distribuida durante o filme, o que acrescenta muito mais ritmo à narrativa.
Supremacia é uma agradável surpresa. Aqueles que já tinham gostado do primeiro, vão gostar ainda mais deste, os que têm a opinião que Identidade Desconhecida tem um ritmo muito lento possivelmente vão ficar rendidos eficácia narrativa de Supremacia. E qualquer que seja a vossa opinião sobre este filme, uma coisa é certa, ninguém vai ficar indiferente à perseguição de automóvel em Moscovo. Sem grandes explosões nem efeitos por computador,  mas com um planeamento e realização exemplares, é sem dúvida umas das melhores dos últimos tempos.

Ums boa edição em dvd faz deste um filme bastante apetecível para os amantes de thrillers de espionagem.

Ler crítica completa

Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg

Terminal de Aeroporto

Realizador: Steven Spielberg
Actores: Tom Hanks, Catherin Zeta Jones, Stanley Tucci, Diego Luna
Género: Drama/Comédia

Uma das muitas qualidades de Steven Spielberg é conseguir passar de um género para outro e ser sempre brilhante. Filma um grande blockbuster de acção, uns meses depois já está a filmar o que poderia ser o pequeno filme independente. Pelo menos numa coisa ele é constante, a qualidade dos seus projectos. Este Terminal não é excepção, durante as duas horas é difícil evitar não nos deixarmos levar pela história de Viktor Navorski, brilhantemente interpretado por Tom Hanks. É uma história simples mas com muito charme, bem ao estilo dos filmes de Frank Capra.

A edição especial não é propriamente carregada de extras, mas os que existem não são nada maus. Se ao menos Spielberg se decidisse a fazer comentários áudio...

  Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Tesouro

Realizador: Jon Turteltaub
Actores: Nicolas Cage, Diane Kruger, Sean Bean, Jon Voiht, Harvey Keitel
Género: Acção/Aventura

Foi um golpe de mestre de Jerry Bruckheimer aproveitar a loucura em torno de O Código de Da Vinci e fazer um filme que junta o conceito de um tesouro que pode ser descoberto através de várias pistas escondidas noutros objectos com a aventura imparável de um filme como Indiana Jones. Esta fusão revela-se bastante eficaz e a história flui sempre com interesse, muito também graças a um grupo bem escolhido de actores.

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Titanic

Realizador: James Cameron
Actores: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Katie Bates
Género: Drama/Romance

Titanic não é apenas um dos filmes mais lucrativos de sempre, é também um dos mais premiados da história do cinema. Como já disse há algum tempo num artigo que escrevi no blog, agora parece que está na moda dizer-se que não se gosta do Titanic. É verdade que o filme é um bocado lamechas na parte final, mas continuo a achar que esta é um dos grandes épicos da história do cinema. Um filme grandioso, espectacular mas simples intimista quando tem de o ser.

 

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Um Longo Domingo de Noivado

Realizador: Jean Pierre Jeunet
Actores: Audrey Tautou, Gaspard Ulliel, Dominique Pinon, Jodie Foste
Género: Drama

Uma história de amor e dedicação inspiradora e comovente, sem nunca ser lamechas ou massadora. E mesmo que fosse o caso seria de visionamento obrigatório, só pela beleza de cada cena, Jeunet como realizador extremamente visual que é, escolhe cada enquadramento, prepara cada movimento de câmara com uma perfeição notável, do caos do campo de batalha, à simplicidade dos momentos partilhados pelos dois namorados. Tudo isto, complementado com uma fotografia de cortar a respiração, torna cada imagem deste filme em pura poesia.

À primeira vista, olhando apenas para a lista de extras da caixa esta edição pode parecer simples, mas um olhar mais atento mostra um dvd bastante competente, se excluirmos a falha que é não haver legendas em português para os comentários do realizador.

Ler crítica completa

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

A Vila

Realizador: M. Night Shyamalan
Actores: Joaquin Phoenix, Bryce Dallas Howard, Adrien Brody, William Hurt, Sigourney Weaver, Brendan Gleeson.
Género: Drama/Romance

A Vila de Shyamalan, é um dos filmes mais belos que já foram feitos, e é pena que muitas pessoas não tenham visto o mesmo filme que eu vi. Em muitos casos penso que isto aconteceu por dois factores.

O primeiro é a habituação que Shyamalan criou em alguns dos espectadores, que já vão para os seus filmes somente com o objectivo de adivinhar o twist final. Neste filme há duas reviravoltas mais ou menos inesperadas dos acontecimentos, é verdade, mas quem venha dizer que o filme é mau porque o twist não foi surpreendente, está a passar completamente ao lado da história do filme. Em ambos os casos não a reviravolta existe não como mero artifício para surpreender os espectador. Num caso surge como um facto importante para a história que permite a uma personagem centra à história tomar uma decisão importante sobre o seu futuro e o da comunidade a que pertence, no outro caso, é a razão de ser da própria história, sem ele o filme seria completamente banal, em vez de uma reflecção sobre o modo como as pessoas vivem e tomam decisões em sociedade.

O segundo factor para este filme ter sido tão mal recebido por grande parte da crítica e do público foi uma estratégia de  marketing completamente errada. O filme foi anúnciado sempre como um filme de terror, quando é essencialmente e acima de tudo uma história de amor e dedicação. Uma história de amor que é filmada magistralmente por Shyamalan, que sem dúvida nenhuma, terá daqui a uns anos o seu nome inscrito ao lado dos grandes mestres do cinema.

Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Wimbledon

Realizador: Richard Loncraine
Actores: Kirsten Dunst, Paul Bettany
Género: Comédia/Romance

Este não é um filme para ganhar Óscares, o argumento não é nenhuma obra prima, a realização não tem grandes rasgos, mas é um filme que vale pelas suas duas personagens principais. Ainda mais por estas serem interpretadas por dois excelentes actores, muito carismáticos e com uma grande química entre si. Um filme muito simpático e bem disposto.

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg















2 comentários

Comentar post