Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DVD

DVD

Os melhores filmes lançados em dvd em 2005: Parte I

Aqui fica então a primeira parte desta lista. Dizer que este são os melhores filmes lançados em dvd em 2005 talvez seja um bocado pretencioso, o mais correcto será dizer que estes são os meus filmes preferidos lançados este ano.

Os filmes encontram-se por ordem alfabética, esta primeira metade vai até à letra I.

2046

Realizador: Wong Kar Wai
ActoresTony Leung, Chiu Wai, Ziyi Zhang
Género: Drama

Wong Kar Wai não faz filmes que agradem a toda a gente. São filmes com um ritmo lento, que demoram tempo para chegar onde têm de chegar, para dizer o que têm a dizer. Quem tem a paciência para acompanhar toda a viagem é recompensado com obras que são pura poesia visual. Eu nunca gostei de fazer sinopses para filmes, e a deste filme é particularmente difícil. É uma história sobre descoberta pessoal, sobre amor, muito bem filmada, superiormente interpretada. Brilhante a fotografia de Christopher Doyle, como sempre.

 Filme: 2,5.jpg Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Realizador: Martin Scorsese
Actores: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin, Alan Alda, Ian Holm
Género: Drama

Martin Scorcese merecia ter ganho o seu primeiro Óscar com este filme, o seu trabalho neste filme é monumental. Só é pena que o argumento não estivesse completamente à altura e se perca logo na altura em que mais interessava economia narrativa, quanto mais o filme se aproxima do fim mais parece longe de acabar. Apesar de excessivamente longo na parte final merecem destaque, além da realização, as excelentes interpretações de Leonardo Di Caprio e Kate Blanchet, a fotografia que vai mudando ao longo do filme, conforme as épocas e a banda sonora de Howard Shore.

Filme: 2,5.jpg Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Antes do Anoitecer (Before Sunset)

Realizador: Richard Linklater
Actores: Ethan Hawke, Julie Delpy
Género: Drama/Romance

O filme conta o reencontro de duas personagens que já não se viam há 9 anos (o tempo que passou deste o primeiro filme, Antes do Amanhecer).
O argumento, da autoria de Linklater, Delpie e Hawke, é uma verdadeira obra prima. Que mais se pode dizer de um filme que não faz mais que acompanhar duas pessoas à conversa e que nos mantém interessados do primeiro ao último minuto? E mais que isso, que nos faz guardar estas duas pessoas na memória muito depois dos créditos finais terem rolado.

Quanto aos extras, esta edição apenas trás um curto making of, com a duração de nove minutos

Ler crítica completa

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Batman O Início

Realizador: Christopher Nolan
Actores: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Gary Oldman, Ken Watanabe, Katie Holmes, Cillian Murphy, Rutger Hauer.
Género: Acção/Thriller

Foram necessárias cinco tentativas para acertar finalmente numa adaptação de Batman para o grande ecrã. 
O principal trunfo do argumento de Christofer Nolan e David Goyer é mesmo o facto de pela primeira vez Bruce Wayne ter um grande peso na narrativa. A primeira metade do filme é sobre o percurso que leva Wayne a transformar-se em Batman, com particular destaque para a motivação que leva o personagem a escolher o morcego como imagem de marca. A maneira como Batman aparece e desaparece nas sombras, levando consigo os seus enimigos, como é usado o conceito do medo, as interpretações de todo o elenco... perfeito. Para ver e rever.

É uma edição interessante, que podia ir mais longe em termos de extras (um comentário áudio do realizador e argumentista seria muito interessante), mas que vale bem a pena, nem que seja pelo excelente filme.

Ler crítica completa

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Belleville Rendez-Vous (Les Triplettes de Belleville)

Realizador: Sylvain Chome
Género: Comédia/Aventura

Delirante exercício de animação. Um ciclista é raptado e a avó vai ter de o salvar de ser parte de um plano maquiavélico...

O filme não tem diálogos pelo que o humor é puramente visual e animação é bastante diferente do habitual e muito bem feita. Uma agradável surpresa que merece ser descoberta.

Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Cinema Paraíso (Nuovo Cinema Paradiso)

Realizador: Giuseppe Tornatore
Actores:Philippe Noiret,Jacques Perrin, Marco Leonardi,Salvatore Cascio
Género: Drama

Um filme fabuloso, sem dúvida dos melhores jamais feitos. Não consigo imaginar que alguém com o mínimo de amor por cinema não ache isto uma abra prima absoluta.
Além disso este filme tem dos finais mais belos da história do cinema.

A edição especial não tem extras, apenas as duas versões do filme, a que estrou nos cinemas fora de Itália e a versão original do realizador.

 Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Closer: Mais Perto (Closer)

Realizador: Mike Nichols
Actores: Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts, Clive Owen
Género: Drama/Romance

Este é um filme para fazer os seus actores brilhar, e todos os quatro listados em cima se entregam de corpo e alma aos seus papéis.

Que ninguém veja isto a pensar que é uma comédia romântica em que acabam todos felizes e contentes.  É um filme brutal sobre como as relações podem ser destrutoras e marcar uma pessoa para sempre. Uma obra também ela marcante.

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Colateral (Collateral)

Realizador: Michael Mann
Actores: Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinket Smith
Género: Drama/Thriller/ Acção

Muito bom filme de acção com excelentes interpretações de todo o elenco, em especial Jamie Foxx. Tom Cruise é um assassino que tem de matar várias pessoas numa noite. Para fazer as viagens entre trabalhos contrata um taxista, que quando percebe o que se passa faz tudo para sair se livrar do seu passageiro.

Michael Mann filma a noite de Los Angeles com eficácia, o único defeito do filme é o final, que deveria ter tido outro impacto.

Filme: 2,5.jpg Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Colisão (Crash)

Realizador: Paul Haggis
Actores: Don Cheadle, Matt Dillon, Sandra Bullock
Género: Drama/Thriller

Filme que marca a estreia de Paul Haggis na realização, ele que também escreveu o argumento (venceu este ano um Óscar pelo argumento de Million Dollar Baby).

O filme segue várias histórias em simultâneo, todas sobre racismo. Há alguns artíficios narrativos demasiados evidentes e algumas personagens que não são mais que estereotipos e clichés, mas no conjunto é um filme poderoso e que dá que pensar. Excelentes interpretações de quase todo o elenco.

 Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

O Feiticeiro de Oz (The Wizard of Oz)

Realizador: Victor Fleming
Actores: Judy Garland
Género: Musical/Aventura

Um dos grandes clássicos do cinema. É um filme que está algo datado, mas continua a ser muito agradável de ver pela inocência e magia que transmite. Um filme ideial para ver em família.

Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Garden State

Realizador: Zach Braff
Actores: Zach Braff, Natalie Porman
Género: Drama/Comédia

Tal como Elizabethtown, estreado este ano, este filme parte da morte de um familiar da personagem principal (neste caso a mãe) como ponto de partida para uma viagem de apredizagem e descoberta. Excelente a estreia de Zach Braff na realização e esrita do argumento.

Filme: 2,5.jpg Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

Gladiador (Gladiator)

Realizador: Ridley Scott
Actores: Russel Crowe, Joaquin Phoenix, Coniie Nielsen, Richard Harris, Djimon Housou
Género: Drama/Acção

Um grande filme de Ridley Scott, que mereceu cada Óscar que ganhou, a história de vingança de Maximus prende qualquer um ao ecrã até ao fim do filme, muito devido ao desempenho extraordinário de Crowe. Claro que a qualidade do argumento, efeitos especiais e cenas de acção também têm alguma importância...

Este ano foi lançado uma edição de três dicos, os extras mostarm tudo o que se possa imaginar. Uma edição muito completa e indispensável.

Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

O Gigante de Ferro (Iron Giant)

Realizador: Brad Bird
Actores: Jennifer Aniston, Vin Diesel
Género: Drama/Ficção Científica/Comédia

O Gigante de Ferro marcou ainda a estreia  de Brad Bird na realização de um filme para cinema. Foi o lançar de uma carreira que promete grandes sucessos, depois deste filme Bird escreveu e realizou um dos grandes sucessos do ano que passou, Incredibles - Os Super Heróis (em baixo).

Com uma história apaixonante, com semelhanças a E.T - O Extra Terrestre, este filme consegue ser uma mistura incrivelmente eficaz de comédia, acção e ficção científica. A animação merece também um grande destaque, não só pelas belas cores do desenho mas pelo cuidado que os animadores tiveram na atenção ao detalhe. Basta ver a expressividade que conseguiram dar ao gigante práticamente apenas dos olhos e da linguagem corporal.

Este filme está disponível numa edição especial bastante completa .

Ler crítica completa

 Filme: 2,5.jpg  Extras 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

A Guerra dos Mundos (War of te Worlds)

Realizador: Steven Spielberg
Actores: Tom Cruise, Dakota Fanning, Tim Robbins, Justin Chatwin
Género: Drama/Ficção Científica/Thriller

Steven Spielgerg é sem dúvida um dos melhores realizadores de sempre. Este filme foi muito críticado pelo se final (críticas algo ilógicas, nem que seja por ser o final do livro que este filme adapta), mas ninguém tira a Spielberg a criação de um dos filmes mais intensos que já vi. A mestria do realizador para criar suspense é incrível, a primeira hora do filme é imparável, sempre com a tensão a aumentar.Impressionante.

Já agora uma nota, para quem ainda for ver ou rever o filme, reparem bem como é filma a cena em que a família foge de carro pela autoestrada no início do filme. Que cena tão bem filmada, tudo num só take que eu diria impossível se não tivesses visto. É esta a magia do cinema... que venha Munich

Filme: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento: 2,5.jpg

Incredibles: Os Super Heróis (The Incredibles)

Realizador: Brad Bird
Actores: Craig Nelson, Holly Hunter, Brad Bird, Samuel L. Jackson
Género: Acção/Aventura/Comédia

A animação da Pixar está também a grande nível é, como sempre, de cortar a respiração. Mas o que distingue verdadeiramente a animação neste filme, em relação a outros do género, é a atenção aos pormenores, pequenas coisas que a passaram facilmente despercebidas, mas que aumentam e muito a qualidade do filme. A história é muito inteligente, uma mistura perfeita de comédia, drama e acção.

Brad Bird criou com este filme um verdadeiro clássico, não só para as crianças mas também para os adultos. Durante todo o filme não pude evitar olhar para o ecrã sempre com um enorme sorriso. Desculpem o cliché, mas este filme é Incrível.

No que aos extras diz respeitom, já estamos habituados à qualidade dos dvd dos filmes da Pixar, mesmos os de apenas um disco, logo não é de estranhar que esta edição de coleccionador seja de grande qualidade.

Ler crítica completa

Filme: 2,5.jpg  Extras: 2,5.jpg  Valor de Revisionamento:  2,5.jpg

A segunda parte será publicada esta semana.

1 comentário

Comentar post