Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Os Trinta Melhores Filmes Lançados em DVD em 2004: #30 - Hulk


hulk-dvd2.jpg

Sinopse:


O cientista Bruce Banner (Eric Bana) debate-se com problemas de gestão da sua personalidade.
À sua pacata vida de investigador científico ao lado da ex-namorada Betty Ross (Jennifer Connely) opõe-se um passado doloroso. Um acidente no laboratório conduz à revelação dos impulsos heróicos de Bruce, mas simultaneamente liberta a sua natureza maléfica. Bruce torna-se então no mais poderoso e ambíguo dos seres à face da Terra: Um super-herói e um monstro.

O Filme:


Hulk é um dos mais surpreendentes e incompreendidos filmes de 2003. À partida, pelo pouco que sabia da B.D. e pelo que foi mostrado nos trailers pensei que ia ser mais um filme de acção, completamente dominado pelos efeitos especiais, e com nenhum desenvolvimento de personagens. Não podia portanto ter estado mais longe da verdade. Isto porque o filme foca essencialmente o conflico Banner/Hulk, já que Bruce se encontra dividido pelos sentimentos contraditórios que Hulk lhe provoca. Se por um lado ele sabe que quando se transforma, se torna num monte de músculos impossível de controlar, cujo único objectivo é a destruição, pelo outro não consegue deixar de sentir prazer na total liberdade e sensação de poder que Hulk lhe trás:


“But you know what scares me the most? When I can't fight it anymore, when it takes over, when I totally lose control... I like it.”


É curioso ver aliás a semelhança de Hulk não só com a personagem Dr. Jeckil e Mr. Hide, infuência assumida, mas também com King Kong, o monstro destruidor, amansado apenas pela beleza de uma mulher.


A abordagem mais filosófica à personagem, levou a que muitos dos que esperava um filme de acção desmiolada viessem criticar o filme, o que levou a uma recepção pouco calorosa nas bilheteiras, mas foi esta opção que elevou o filme a outro nível, o “blockbuster de autor” nas palavras de Vasco Câmara, do jornal Público.


No entanto, quando Hulk se zanga, a acção não deixará ninguém desapontado, são sequências emocionates e poderosas, muito bem filmadas e animadas, como o ataque com os helicópteros.


Quanto aos aspectos técnicos a realização de Ang Lee é muito boa, assim como a direcção de fotografia, mas o que se destaca realmente no filme é a inovadora montagem, que usa o aspecto dos livros de B.D. para criar passagens dinâmicas entre as cenas, esta técnica devia ter merecido, pelo menos, uma nomeação ao Óscar, nesta categoria.


Nota final para a banda-sonora de Danny Elfman, que parece ser o compositor obrigatório para filmes de super-heróis, e para o desempenhos dos actores. Jennifer Connely, Eric Bana e Nick Nolte (aliás a cena final entre estes dois actors, que quase parece uma cena de teatro, é qualquer coisa de brilhante).


Classificação do filme:


4.jpg



Os Extras:



Os dois discos de extras da edição especial são muito completos e não deixarão desiludido quem quiser sabe mais sobre o filme. Temos então:



Comentário Áudio de Ang Lee: Interessante, mas monótono.



Hulkificação: Alguns conhecidos autores de banda desenhada adaptam uma das cenas do filme para B.D.



A Evolução de Hulk: A história da personagem, desde a sua criação até ao filme, passando pela série de T.V.


O Incrível Ang Lee: Aqui pode-se ver como Ang Lee se envolveu na criação do Hulk, vestindo os fatos de captura de movimentos e executando ele próprio as cenas como queria.

A Cena da Luta Canina: Um olhar em pormenor para a cena de luta com os cães.

O Estilo Invulgar de Editar o Hulk: Documentário sobre o curioso (e brilhante) estilo de montagem.




O Making Of de Hulk: Um bom making of, focando todos os pontos importantes da rodagem.

Cenas Cortadas: Sete cenas cortadas, sendo que nenhuma merecia realmente entrar no filme, não deixam de merecer uma vista de olhos.



Características do DVD-ROM


O Super-herói Revelado: A Anatomia do Hulk

Existe ainda uma edição de três discos que trás mais um documentário de 45 minutos e um pequeno livro nº 1 de B.D.

Classificação dos Extras:


4.jpg