Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DVD

DVD

Blade Runner - Uma História Atribulada

Blade Runner é hoje um clássico, mas nem sempre foi visto como tal. Quando estreou em 1982 teve uma recepção pouco entusiasta, tanto do público como dos críticos, que o descrevram como um filme lento e demasiado complexo. O tempo encarregou-se de os provar errados. Agora que o filme vai finalmente voltar a ser lançado em dvd, aqui fica um breve olhar sobre a história de um dos maiores objectos de culto da história do cinema.


Uma Produção Atribulada:

Em 1982 foi lançado nos cinemas aquele que viria a tornar-se um dos grandes objectos de culto do cinema. Adaptado do livro de Philip K. Dick, Do Androids Dream of Electric Sheep, o filme teve vários problemas durante a produção, além de o argumento ter sido reescrito várias vezes, os financiador do filme retirou-se ainda antes do início da rodagem, o que obrigou o estúdio a renegociar apoios financeiros. Além disso, depois dos primeiros visionamentos do filme, os executivos da Warner Bros. obrigaram o realizador, Ridley Scott, a introduzir narração e um final feliz. Lançado nos cinemas o filme não alcançou logo o reconhecimento que hoje se lhe conhece. As críticas foram divididas e os resultados de bilheteira longe de brilhantes.

O Director's Cut:

Insatisfeito com a obra que havia realizado, Scott pressionou a Warner para o lançamento do director's cut. No entanto, mais uma vez, as coisas não correram como planeado. O estúdio acedeu mas mesmo assim o realizador ainda não ficou satisfeito com esta sua nova versão, uma vez que não teve o dinheiro nem o tempo necessário para executar a tarefa como gostaria, pois tinha iniciado entretanto o seu trabalho em Thelma and Louise. Esta versão, em que foi retirada a narração e o final feliz, foi lançada nos cinemas em 1992 e posteriormente em dvd.

Edição Especial:

Em 2000, Scott teve uma nova oportunidade para refazer o filme que realmente pretendia, e tudo estava encaminhado, com os trabalhos a ficarem concluidos em meados de 2001. Mas a saga de Blade Runner estava londe de terminar. Quando a Warner se preparava para lançar a edição especial em dvd começou uma batalha judicial pelos direitos do filme, pois as empresas que tinham o financiado reclamavam-nos para si (com razão, aparentemente). O problema arrastou-se e o resultado foi, além do adiamento indefinido da nova edição, o desaparecimento do director's cut das lojas, até ao ponto a que se chegou hoje, em que é praticamente impossível encontrar o filme à venda.

Finalmente, Blade Runner em dvd:

Depois de tantos problemas e confusões, Blade Runner vai finalmente voltar a ver a luz do dia, e será mesmo caso para dizer que não há fome que não dê em fartura, já que agora a Warner parece querer recuperar todo o dinheiro que perdeu (e para o fazer, nada como explorar um pouco os fãs mais ávidos e desinformados).

Para começar o director's cut será reeditado em dvd dia 19 de Outubro deste ano, e estará nas lojas por quatro meses, ao fim dos quais será retirada do mercado. Mais tarde, em 2007, no 25º aniversário do filme, vai estrear nos cinemas um Final Cut, uma nova versão definitiva de Ridley Scott. Esta versão do filme será mais tarde editada em dvd, numa edição especial, com as outras três versões do filme (a original, a versão internacional, que estreou originalmente na europa e difere da americana em algumas cenas, e o director's cut). Para finalizar será de esperar que esta mesma edição seja simultanemente lançada em HD - DVD.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D