Sky Captain e o Mundo De Amanhã - Referências a outros filmes
Conrad baseou-se nos "serials" dos anos 30 e 40 para fazer o seu filme, o que resultou não só num visual muito apelativo e estilizado mas também num grande filme de aventuras, sem muitas preocupações com o argumento, complexo apenas o suficiente para criar uma história empolgante do princípio ao fim, muito dentro do espírito aventureiro de Indiana Jones, em que George Lucas quis também homenagear os filmes dessa época.
Mas as referências e homenagens de Conrad não se limitam aos "serials", há também várias piscadelas de olho clássicos como Star Wars ou King Kong. Deixo aqui algumas delas:
Tempo de filme (hh,mm,ss): 00.06.45
No início do filme, a jornalista Polly Perkins encontra-se com um cientista num cinema. O filme que está a passar é O Feiticeiro de Oz.
No argumento original o filme que estava previsto era A Branca de Neve e os Sete Anões, mas tal não foi possível devido a problemas de direitos com a Disney.
Tempo de filme (hh,mm,ss): 00.09.40
Quando Polly está ao telefone com o seu editor, e o vai informando do avanço dos robots, usa a frase "Eles estão a cruzar a Sexta Avenida, Quinta Avenida, estão a 100 metros...", que é retirada, palavra por palavra, da encenação de Orson Welles de A Guerra dos Mundos.
Tempo de filme (hh,mm,ss): 00.09.40
Os design dos robots foi inspirado no desenho animado Mechanical Monsters, da série Superman. É visível nas imagens em cima uma cena cena comum à animação e ao filme, em que os polícias disparam contra os robots com metralhadoras, que não produzem qualquer estrago.
É então que é pedido auxilio a Sky Captain, o que é feito mostranto as ondas de rádio a sair de uma antena. Esta é uma homenagem ao símbolo da produtora RKO (a segunda, em baixo), responsável entre muitos outros filmes, por King Kong ou Citizen Kane. (Tempo de filme (hh,mm,ss): 00.11.00)
Tempo de filme (hh,mm,ss): 00.23.40
Na imagem é visível o número 1138 na porta. 1138 é um número que aparece em todos os filmes da saga Star Wars, por sua vez como homenagem ao primeiro filme de George Lucas, THX - 1138.
Tempo de filme (hh,mm,ss): 01.00.00
Quando Joe e Polly aterram no transporte da força aérea britânica, fazem-no na plataforma 327, a mesma em que o Millenium Falcon aterra Cidade das Nuvéns, em O Império Contra Ataca.
Tempo de filme (hh,mm,ss): 01.05.20
Nesta cena, é visível o navio Venture, do filme King Kong.
Tempo de filme (hh,mm,ss): 01.11.10
Mais uma referência a O Império Contra Ataca, desta vez o avião emerge local muito semelhante ao pântano em que Luke Skywalker aterra em Dagobah. Nem falta o monstro que atacou R2-D2 (na imagem). Será que o Yoda não anda por lá escondido?
Tempo de filme (hh,mm,ss): 01.12.00
Parta terminar, uma última referência a King Kong. A ponte natural, provocada pela queda de uma árvore.
Há no filme outras homenagens para além destas, Metropolis, Dr. Estranho Amor são algumas delas. Mas também não tinha piada se eu dissesse tudo, pois não?