Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DVD

DVD

Cronologia da Pixar

A Pixar tornou-se neste últimos anos um dos mais bem sucedidos estúdios de Hollywood. A propósito do lançamente de Incredibles - Os Super Heróis, aqui fica uma curta cronologia que nos conta um pouco mais da história da empresa.

1984 - John Lasseter deixa o seu trabalho como animador na Disney, para ir trabalhar para a Lucas Film, na divisão de gráficos por computador. Nesse mesmo ano Lasseter cria a primeira curta metragem da companhia, André and Wally B.

1986 - A empresa é comprada por Steve Jobs, passando oficialmente a chamar-se Pixar. Empregando nesta altura 44 pessoas este o princípio de uma das mais bem sucedidas empresas de animação de sempre. A Pixar cria a curta metragem Luxo Jr. onde aparece o pequeno candeeiro que se veio a tornar o símbola da empresa.

1987 - Luxo Jr. recebe vários prémios e é nomeado para o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação. Estreia a curta Red's Dream.

1988 - Red's Dream recebe vários prémios. Tin Toy é a curta deste ano.

1989 - Curta Metragem Knick Knack é criada, pela primeira vez através do pioneiro programa RenderMan, desenvolvido pela Pixar. Para não variar. Este é o ano em que a Pixar vence o seu primeiro Óscar, por Tin Toy.

1990 - A Pixar muda de instalações. Para não variar, Knick Knack vence vários prémios.

1991 - A Pixar forma uma aliança com a Disney, para a distribuição de pelo menos três filmes.

1995 - A Pixar estreia Toy Story, o primeiro filme totalmente feito em computador, e o mais rentável filme desse ano.

1996 - John Lasseter recebe um Óscar especial da Academia por pela sua "inspirada liderança da equipa responsável por Toy Story". Toy Story vence ainda, entre outros prémios, dois Globos de Ouro, para Melhor Filme e Melhor canção ("You've Got a Friend in Me")

1997 - O acordo com a Disney é alargado para cinco filmes. A Pixar cria a curta metragem Geri's Game.

1998 - Estreia o segundo filme da empresa, A Bug´s Life (Vida de Insecto), que se torna mais uma vez no filme mais rentável do ano. Geri's Game vence o Óscar de melhor curta.

1999 - A Pixar lança nos cinemas Toy Story 2, a primeira sequela se um filme de animação a fazer mais dinheiro que o seu antecessor.

2000 - Estreia a curta For the Birds, vencedora de um Óscar no ano seguinte.

2001 - Monster Inc (Monstros e Companhia) é o próximo filme a estrear nos cinemas. John Lasseter assina um contrato de 10 anos de exclusividade com os estúdios. A Pixar tem agora cerca de 600 empregados.

2002 - Monster Inc perde o Óscar de Melhor filme de animação para Shrek.

2003 - Finding Nemo (Á Procura de Nemo) é lançado nos cinemas. A curta Mike's New car é nomeada ao Óscar.

2004 - A Pixar recebe o merecido Óscar para Melhor Filme de Animação, por Finding Nemo. O filme é ainda nomeado para mais três Óscares. Estreia nos cinemas o seu mais recente filme: Incredibles, acompanhado pela curta metragem Boundin', nomeada para o Óscar.

2005 – Incredibles vence dois Óscares, Melhor Montagem Sonora e Melhor Filme de Animação. Recebeu ainda mais duas nomeações, para Melhor Argumento e Melhor Som.

2006 - Para o ano estreia Cars, a próxima aposta da companhia.