Os melhores filmes de animação:
O Rei Leão (The Lion King)
O Rei Leão estava inicialmente previsto como um lançamento directo para vídeo. Os responsáveis da Disney estavam portanto longe de imaginar o sucesso que iriam obter com este filme, que se tornou o filme de animação Disney mais rentável de sempre. O filme aborda o tema da responsabilidade que é passar à idade adulta, e a morte de um ente querido. Discutívelmente este é o melhor filme da Disney, o que apesar dos recentes fracassos do estúdio, não é dizer pouco.
Quanto a extras há espaço para tudo, desde extensos making of para os mais velhos, até pequenos jogos, como um Safari Virtual, para as crianças.
Monstros e Companhia (Monsters Inc)
A Pixar é talvez a mais entusiasmante empresa a trabalhar actualmente em Hollywood. Todos os seus filmes e curtas metragens são obras-primas, e não só no que à animação diz respeito, o forte dos filmes da Pixar são mesmo os argumentos dos seus filmes. Histórias inteligentes e personagens muito bem trabalhadas, são a imagem de marca desta empresa.
Monstros e Companhia não é excepção à regra, além uma premissa imaginativa, (do outro lado dos nossos roupeiros é a cidade de Monstropolis, onde vivem os monstros que vêm de noite assustar as criancinhas indefesas, para guardar os gritos, que dão energia à cidade), o forte deste filme é mesmo a forte relação de amizade que se cria entre um dos monstros e um das "indefesas" criancinhas. O humor que percorre toda a narrativa, ajuda tornar este filme num marco do cinema de animação.
Nos extras temos cenas cortadas, um pequeno making of, e as excelentes curtas metragens, Mike's New Car e For the Birds, vencedora de um Óscar.
Shrek
O grande trunfo de Shrek está na subversão das histórias infantis que sempre conhecemos, e é principalmente isso que faz deste Shrek, não só um excelente filme de animação, como também uma grande comédia. Gags deliciosos vão acontecendo durante todo o filme, muitos até, mais destinados a adultos que a crianças (não que seja material impróprio para crianças, são apenas piadas que elas não vão perceber). Este que é seguramente o melhor filme de animação da Dream Works, e venceu até o Óscar de Melhor filme de animação de 2001, batendo Monstros e Companhia.
À Procura de Nemo (Finding Nemo)
O mais recente filme da Pixar, conta a história um peixe palhaço (Marlin), obsecado com a segurança do seu filho, que o vê ser levado por mergulhadores, para ser vendido como um peixe de aquário. Marlin inicia então uma viagem, cheia de aventuras, para o recuperar. O filme está cheio de pequenos gags, verdadeiramente hilariantes, desde aqueles protagonizados por Dory, passando pelos tubarões comedores de peixes anónimos, e pela tartaruga Crush (que é muito, muito cool), até ao irónico plano final (que não vou estragar).
A história é simples, mas muito eficaz no equilibrio entre o humor e o drama, abordando temas, como a morte, a super-protecção dos pais em relação aos filhos, e, mais subtilmente a protecção da natureza.
Nos extras também há de tudo, até um making of especialmente feito para crianças. O destaque vai mesmo para a curta metragem Knick Knack, que é qualquer coisa de brilhante, como não podia deixar de ser...
Toy Story 2
Mais um filme da Pixar, e mais um filme muito bom. Devo admitir que prefiro este ao seu antecessor, embora também goste bastante de Toy Story.
Quanto à história, desta vez é Woody que tem de ser salvo, o que vai levar a que os brinquedos se juntem para resgatar o amigo, que vai ser vendido para um museu.
Nos extras a destacar a curta metragem Luxo Jr. com o candeeiro que deu origem ao logotipo da companhia.
Outros filme de animação que merecem destaque: Toy Story, Idade do Gelo (Ice Age), Lillo and Stich, Rei Leão 3 (Lion King 3), O Principe do Egipto (The Prince of Egipt) e para os mais crescidos, a Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi).