Piratas das Caraíbas:
Ontem comprei o dvd de Piratas das Caraíbas, que finalmente saíu em Portugal, o filme conta a história de um pirata que tenta recuperar um seu navio, depois de ter sido abandonado uma ilha deserta devidom motim a bordo. A capa publicita o filme como sendo dos produtores de Armageddon e Pearl Harbour, não se deixem no entanto enganar, este filme é bom.
Piratas das Caraíbas é um grande filme de aventuras, talvez como não se via desde 1989, ano de Indiana Jones: Grande Cruzada a fazer-nos recordar os velhos tempos deste género, que teve, talvez em Errol Flynn, o seu expoente máximo. Sendo o filme inspirado na atracção da Disney com o mesmo nome, não é de estranhar que o seu grande objectivo seja o entretenimento e diversão. Objectivo , de resto, plenamente concretizado pela equipa de argumentistas que havia escrito Shrek(Ted Elliott e Terry Rossio) que nos oferecem uma história entusiasmante, cheia de acção, algum romance e muito humor( mas, é preciso que se diga, humor inteligente, e não o humor fácil que povoa a maioria das comédias hoje em dia). Quanto à realização o filme é sem dúvida muito competente, aliás Gore Verbinsky que já nos tinha mostrado em The Ring ser possuidor de um elevado sentido estético, confirma-o aqui. É no entanto em Johnny Depp que está o grande trunfo do filme, faz realmente justiça ao que já foi dito e escrito sobre ele, a sua interpretação é realmente brilhante, a merecer sem dúvida a nomeção ao Óscar. Nota também para os efeitos especiais, a cargo da Industrial Light and Magic de Geoge Lucas, que mais uma vez nos deixam de boca aberta. Piratas das Caraíbas é portanto um filme a comprar para quem é apreciador do género, foi o grande blockbuster do verão passado, e se as suas duas sequelas atingirem o mesmo patamar, quem sabe se esta triologia não poderá atingir o estatudo que granjeou a saga Indiana Jones.
Não se esqueça de ver a cena depois dos créditos finais, isto se quiser saber o destino de uma das personagens.
Extras
- Comentários Audio pelo realizador, produtor, argumentistas e alguns actores, infelizmente Johnny Depp não participa.
- Opções Dvd-Rom: Excelente adição ao dvd, aqui podemos ver o guião e os storyboards, ao mesmo tempo que o filme.
- Um Épico no Mar: Como se Fez Piratas das Caraíbas: Vários pequenos documentários sobre o filme, guarda roupa, efeitos, actores. Interessante, mas não foge ao tipo making of para promoção no filme.
- Voo Pelo Cenário: Vídeos que mostram a filmagem de algumas cenas chave do filme, têm este nome por não terem qualquer narração, interessante pois podemos ouvimos as indicações do realizador e planificação e ensaio das cenas.
- Diário de Fotografia do Produtor: as filmagens pelos olhos de Jerry Bruckheimer, que tirou várias fotografias durante a rodagem.
- Diário de um Pirata: Deram uma camâra a um actor e deixaram-no filmar o seu dia-a-dia nas rodagens, talvez o melhor documentário do dvd, divertido e com muita informação que normalmente não aparencem nos normais making of.
- Diário do Navio: A viagem que este navio fez desde os Estados Únidos até ás Caraíbas, para as filmagens, há de tudo, de tempestades à comemoração do Natal a bordo.
- Na Coberta: História Interactiva de Piratas: Uma viagem vitual através de um navio, onde vamos conhecendo, através de vídeos, a história real dos piratas, felizmente há a hipótese de ver os vídeos em separado, sem ter que fazer toda a visita.
- Apanhados
- Cenas Cortadas: Algumas são interessantes, há mais de Jack e Elizabeth na praia, outras nem pior isso, mas nenhuma acrescentaria muito ao filme.
- Progressão da Cena Serenata a Luar: Documentário em que são mostrados em pormenor os efeitos especiais para esta cena, ao ver o fime nem pensamos o trabalho que uma cena como esta implica...é realmente incrível.
- Galeria de Imagens
- Piratas nos Parques: A atracção da Disney mostrada num vídeo dos anos 60, muito engraçado ver a semelhança com algumas cenas que aparecem no filme.
Classificação Filme:
Classificação Extras: